Alexandre Sequeira no GoaPhoto

GoaPhoto é um festival internacional de fotografia que acontece na provincia de Goa, no sudoeste da Índia e é pensado como um evento que se instaura em espaços não convencionais do circuito de arte como forma de potencializar as relações de diálogo e trocas simbólicas com a cultura local. Além da mostra que reune fotógrafos de diferentes nacionalidades, o festival promove também, comunicações, seminarios e mini-cursos abertos tanto aos moradores quanto ao público visitante. A edição deste ano que acontece de 23 a 26 de novembro, conta com a participação do fotógrafo paraense Alexandre Sequeira que, junto com outros dois fotógrafos de São Paulo, representará o Brasil na referida mostra.

Cartaz GoaPhoto  Peça de divulgação Do GoaPhoto.

Fotógrafos de diferentes nacionalidades foram selecionados por 06 curadores (entre eles, o paulista Eder Chiodetto) que definiram também como linha curatorial desta edição o tema “Domesticidade”. Nesse sentido, a mostra deste ano propõe um diálogo entre os artistas selecionados e o contexto cultural e arquitetônico da aldeia de Saligao, distante cerca de 20 km a norte de Panaji – capital da provincial de Goa.

Goa 03 Imagem da vila de Saligao/Goa/India

Famílias residentes na aldeia (que possui exemplos notáveis de uma arquitetura produzida durante a presença portuguesa na região dentre os séculos XV e XX) foram convidadas a acolher em seus lares as obras que compõe a mostra de 2017. A idéia é que a exposição seja compreendida não apenas pelas obras dos artistas selecionados, mas também pelo encontro das mesmas com a ambiência doméstica que as acolhe. O encontro entre as obras selecionadas, as residencias com suas especificidades estéticas e seus moradores constituem o campo onde essas relações de troca simbólica se estabelecem. O público que acorre também de diversos países para participar do evento pode, munido de um mapa do vilarejo, visitar cada residência, constituindo-se em mais um segmento desse estimulante encontro.

IMG-6074 IMG-6073

Residências da província de Goa na Índia.

As obras de Alexandre Sequeira selecionadas para o evento fazem parte do projeto “Meu mundo Teu” e foram realizadas numa ação colaborativa entre o fotógrafo e os jovens Jefferson Oliveira e Tayana Wanzeler. O projeto foi resultado da Bolsa de Pesquisa, Criação e Experimentação Artística/2007 da Casa das Artes do Governo do Estado do Pará

São João e os sapatos

São João e sapatos, 2007. Da série Meu mundo Teu. Trabalho realizado em uma ação colaborativa com Jefferson Oliveira e Tayana Wanzeler.